Intranet e a Gamificação nos negócios corporativos

Com a ideia de motivar pessoas a resolverem problemas do mundo real, por meio de mecanismos usados nos jogos, o termo Gamification (Gamificação em português) ficou conhecido desde 2002 pelo seu idealizador Nick Pelling. Gamificação é usar os sistemas de pontuação, ranqueamento e recompensas que desafiam os jogadores a conquistarem novos recordes para promover o engajamento dos colaboradores de uma empresa.

Os meios para viabilizar esse método podem ser os mais variados dependendo da criatividade dos responsáveis pelo projeto. Mas, sem dúvida, por causa dos seus recursos on-line, a Intranet é um canal muito eficiente para implantar a Gamificação nos negócios corporativos.

Como implementar a Gamificação com o uso da Intranet

A Gamificação pode ser usada para as mais diversas finalidades: engajamento e treinamento; desenvolvimento de novos produtos; mudança de gestão da empresa; criação de um novo departamento; desenvolvimento de produtos; fidelização de clientes. Enfim, para qualquer ação que vise o alcance de objetivos estratégicos, a Gamificação pode ser usada como um elemento motivacional para a equipe. A seguir apresentamos alguns passos para a implantação da Gamificação com o uso da Intranet. 

Entenda o comportamento atual da equipe

Na Gamificação, seja qual for a finalidade, para se atingir os objetivos, o envolvimento das pessoas faz parte do processo e ter uma boa avaliação do comportamento atual da equipe é fundamental. A cultura organizacional atual da empresa é decisiva para o sucesso do projeto.

Para os profissionais de RH, avaliar comportamentos é uma atividade quase que diária e o uso da Intranet pode ajudar muito nessa análise. Quanto mais os colaboradores fazem uso dos recursos disponíveis na Intranet da empresa, mais revelam o comprometimento com os resultados. Também o fato de não fazer uso já é um comportamento revelador. Há também o recurso dos formulários de pesquisas que podem ser feitos com o uso da Intranet.

Definir as diretrizes do projeto

As diretrizes são o que se quer atingir com a realização do projeto. Pode ser maior cooperação entre departamentos e entre seus integrantes, ou estimular a troca de informações para que os conhecimentos sejam compartilhados por toda a equipe. As diretrizes devem atender a eliminação de barreiras, ou estímulo à ações, que vão acelerar o alcance dos objetivos da empresa.

Criar a mecânica dos jogos

É a mecânica que vai fazer com que as diretrizes aconteçam e os objetivos sejam alcançados. São as regras do jogo, o sistema de pontuação, ranqueamento e premiação. A mecânica é, de fato, como o jogo será jogado.

A comunicação dessa mecânica é um fator crítico porque não pode haver dúvidas assim que o projeto é iniciado. Através da Intranet. É recomendado a criação de uma página específica com conteúdos atualizados diariamente, explicação das regras e acompanhamento dos resultados de cada etapa do jogo. Também pode ser criado um canal exclusivo para que os participantes possam solicitar esclarecimentos de dúvidas.

Meça os resultados

Depois que o jogo começar é preciso acompanhar os resultados para a validação das ações e se ajustes são necessários. Dois aspectos são imprescindíveis nessa etapa: escolha das métricas mais relevantes e; se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados. O sistema de pontuação do jogo, na Gamificação da gestão dos negócios, serve como motivação para que as ações necessárias sejam realizadas com muito mais empenho. As métricas servem para avaliar se a equipe está realmente engajada com o projeto.

Esses resultados devem ser informados para que todos possam entender a performance da equipe e proporem ajustes quando necessário. Mais uma vez a Intranet tem um importante papel, fazendo essa comunicação de forma muito mais assertiva. Com o uso dos recursos on-line, por meio de gráficos e possibilitando que cada colaborador possa fazer comentários, a Intranet é um excelente canal para que toda a empresa tenha conhecimento sobre os resultados produzidos com o projeto de Gamificação da gestão dos negócios.

Intranet é informação em tempo real. É agilidade de ação e tomada de decisão. Decida agora pela Intranet que melhor atende às necessidades da sua empresa.

imagens
Dê sua opinião

Experimente Grátis